O fundador e presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô, e o médium José Medrado, fundador e diretor do Centro Espírita Cidade da Luz, foram nomeados padrinhos da 14ª Parada LGBT da Bahia, que acontece no próximo dia 13 de setembro, em Salvador. A confirmação dos dois como padrinhos da parada e também da IV Semana da Diversidade ocorreu nesta segunda (24).
A condecoração outorgada pelo Grupo Gay da Bahia e Grupo Quimbanda Dudu a Vovô e a Medrado será entregue no dia 13 de setembro, no Campo Grande, em cima do trio oficial. Logo depois, por volta das 15h, haverá a execução do Hino Nacional pela cantora Elaine Fernandes, dando largada ao cortejo percorrendo o mesmo circuito do Carnaval do Centro de Salvador.
De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), a escolha de Vovô tem a ver com tudo que ele representa como ativista do movimento social de combate ao racismo e promoção da igualdade racial junto à sociedade brasileira. Os feitos dele "contribuíram de forma decisiva para aumentar auto estima de negros e negras para lidar com uma sociedade adversa com as diferenças, sejam raciais, sociais e de orientação sexual", informou nota divulgada pelo grupo.
Ainda segundo o GGB, a entidade já havia feito convite aos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil e ao Ministro da Cultura Juca Ferreira, que informaram a impossibilidade por estarem cumprindo agenda fora do Brasil no período.
Foto: Reprodução / Correio*