A cidade de Vitória da Conquista celebra 182 anos de emancipação política nesta quarta-feira (9). A data é comemorada com missas, caminhadas e outros eventos.
Na tarde desta quarta, terá início o 1º Festival Cultural de Vitória da Conquista, que acontecerá no Centro Glauber Rocha, na Avenida Brumado. A programação se estenderá até domingo (13), com shows de Guilherme Arantes, Elomar Figueira, entre outros artistas.
Nos dias 10 , 11 e 12 de novembro, serão apresentadas palestras, mesas temáticas, lançamento de livro e show da Fanfarra da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, além espetáculos teatrais infantis. A programação completa está disponível no site da prefeitura municipal.
Durante a manhã desta quarta, foi celebrada uma missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, presidida pelo padre Ariosvaldo de Jesus. Depois, foi dada a largada na Corrida da Cidade e em um passeio ciclístico.
Carinhosamente apelidada de "Suíça baiana", por causa das baixas temperaturas, Vitória da Conquista é uma das maiores cidades da Bahia. É o terceiro município mais populoso do estado, com população estimada de 343 643 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos últimos dez anos, ganhou cerca de 40 mil novos moradores.