Um incêndio atingiu a Reserva Indígena Tupinambá de Abrantes, localizada no bairro Vila de Abrantes, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, neste sábado (12). Com início por volta das 13h30, o fogo se alastrou pela vegetação de restinga da área, que possui cerca de 80 hectares, e mais de cinco horas depois ainda não havia sido completamente controlado.
A liderança da Reserva Indígena acionou o Corpo de Bombeiros e prestou queixa na 26ª Delegacia de Camaçari. Há indícios de que o incêndio foi criminoso, porém, a Polícia Civil aguarda o resultado da perícia para confirmar as causas do incidente.
Animais nativos mortos e área de pesquisa comprometida
Nenhum morador indígena ficou ferido, mas entre os animais mortos estão cobras, lagartos, gaviões e a coruja buraqueira, espécies típicas da fauna local.
A reserva também é um espaço utilizado para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas por estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). As atividades científicas podem ser impactadas pelos danos causados à área.
Veja vídeo: