Quem ficou atento ao que se passava no céu em diversas cidades da Bahia, na sexta-feira (22), percebeu um fenômeno que não costuma ser habitual: um clarão cortando o espaço que pôde ser observado em vários municípios do estado.
Quem viu a movimentção, a exemplo dos moradores da cidade de Jacobina, no norte da Bahia (veja vídeo abaixo), pensou em se tratar de um meteoro – na segunda-feira (18), a queda de um deles provocou um grande clarão que pode ser visto principalmente a partir de cidades na região da Chapada Diamantina.
Clarão no céu é visto em diversas cidades da Bahia pic.twitter.com/01WGlC9nnJ
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) December 23, 2023
No entanto, de acordo com pesquisadores, os fenômenos tem qualquer relação. Desta vez, segundo o membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, Alexsandro Mota, o clarão foi causado pela queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018.
"Por volta das 22h30, aproximadamente, tivemos mais um grande evento no céu, na Bahia", disse ele ao G1. "Foi uma imensa bola de fogo, rasgando o céu de uma ponta a outra (…) Era o corpo de um foguete Chinês longa marcha. O foguete em si é formado por estágios. A medida que ele vai subindo, para chegar ao espaço, ele vai liberando os estágios. Existia um estágio desse foguete que estava orbirtando a Terra desde 2018, só que ele foi decaindo orbitalmente", completou.