Médicos veterinários foram barrados nos postos de vacinação contra a Covid-19, em Salvador, após um erro no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O LD Notícias recebeu relatos de profissionais que tentaram receber a primeira dose do imunizante nesta quinta-feira (27) e não conseguiram.
A médica veterinária do Programa de Residência em Reprodução da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lara Barbosa, informou que seu nome constava na lista de aptos para a vacinação desde segunda-feira (24). "Eu gerei o QR Code, separei os documentos necessários e me programei para ir hoje. Por volta das 8h30, o meu nome não constava mais no sistema", relatou.
Sua colega, a residente em Clínica Médica na UFBA, Maria Emília Alcântara disse que conseguiu tomar a primeira dose, pois chegou ao posto de vacinação às 5h. "Fui com mais três colegas, às 8h começou a triagem, entramos, apresentamos os documentos, o QR Code e fomos vacinados", falou. A médica completou dizendo que meia hora depois, colegas que também estavam na fila, já não foram vacinados. "Ninguém entendeu nada. Procurei meu nome no sistema e não encontrei mais", informou.
As residentes ainda reclamam da demora para serem incluídas nos grupos prioritários, já que a SMS não seguiu o plano nacional que prevê a imunização dos médicos veterinários na fase preferencial. "Em março fomos convocados para o treinamento do Ministério [da Saúde] e a qualquer momento estaríamos aptos para exercer qualquer funcão. Tivemos esse curso, somos considerados Profisionais da Saúde, e mesmo assim a prefeitura continua excluindo a gente", disse Alcântara.
A vice-diretora do Hospital de Medicina Veterinária Prof. Renato Rodemburg de Medeiros Neto (HOSPMEV/UFBA), Bárbara Maria Paraná, também reclamou da situação. "Todo um grupo da universidade [da área da saúde] foi vacinado, mas os veterinários não foram contemplados pela prefeitura. Estamos chateados pela nossa classe, essa desvalorização e principalmente pelos residentes que estão atendendo ao público, se expondo", relatou.
Paraná informou que as atividades do Hospmev foram paralisadas nesta quinta-feira (27), "em virtude dessa recusa da vacinaçao dos residentes da UFBA".
Na última sexta-feira (21), os veterinários da capital baiana foram incluídos na lista de prioridade de vacinação por meio de liminar concedida pelo juiz Pedro Rogério Castro Godinho, da 8ª Vara da Fazenda Pública da cidade. A ação foi proposta pela Associação dos Especialistas e Fiscais do Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação do Estado da Bahia (ASERF).
O LD Notícias conversou com a vereadora de Salvador e protetora dos animais, Marcelle Moraes, que explicou o ocorrido. "Hoje houve uma complicação no sistema que deixou os veterinários bastante aborrecidos. Na hora da vacinação o QR Code não estava disponível", falou. "Mas Léo Prates já me garantiu resolver pra amanhã está tudo ok", informou.
Em nota, a SMS informou que a vacinação será retomada nesta sexta-feira (28). Leia a nota na íntegra abaixo:
"A Secretaria Municipal da Saúde informa que segue as orientações preconizadas no Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19 do Ministério da Saúde em pactuação com a Comissão Interestadual Bipartite (CIB). O documento contempla os médicos veterinários na ativa que atuam em serviços de saúde humana, a categoria já foi vacinada em Salvador.
Já os veterinários autônomos serão incluídos a partir desta sexta-feira, 28 de maio, após uma liminar da Justiça."