Bahia

Ventos fortes e mar agitado provocam suspensão da travessia entre Salvador e Mar Grande

O serviço foi suspenso desde a última quinta-feira (3) por causa das condições de navegação desfavoráveis para o tráfego seguro das embarcações

Reprodução
Reprodução

A travessia entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, segue suspensa, neste sábado (5), por conta dos ventos fortes e do mar agitado. O serviço foi suspenso desde a última quinta-feira (3) por causa das condições de navegação desfavoráveis para o tráfego seguro das embarcações.

Estão fora de operação também as escunas de turismo que fazem o Passeio às Ilhas da Baía de Todos-os-Santos.

Em nota, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informa que não existe, até o momento, previsão de retomada do serviço.

Travessia para Morro de São Paulo opera com conexão

Para quem pretende viajar para Morro de São Paulo, a Astramab informa que as viagens são feitas neste sábado com conexão na cidade de Itaparica, na Ilha de Itaparica, ou em Bom Despacho, neste caso por meio do sistema ferry-boat.

Com conexão em Itaparica, os catamarãs partem do Terminal Náutico, atracam no terminal marítimo de Itaparica, onde os passageiros seguem de ônibus dos operadores até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a travessia em lanchas até Morro de São Paulo.

No caso da conexão em Bom Despacho, os passageiros são transportados pelo ferry e fazem o mesmo roteiro em ônibus de Bom Despacho até a Ponta do Curral e daí até o Morro.

O percurso da viagem, quando feita com conexão, dura 3h20 (uma hora a mais em relação à viagem direta). Os horários da saída de Salvador são: 9h, 10h30, 13h e 14h30. Do Morro de São Paulo, 9h, 11h30, 14h e 15h.

Ventos e acúmulos de água

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), na manhã deste sábado (5), a menor temperatura foi registrada em Ondina às 7h, quando o termômetro chegou a 21,5º. Na base naval de Aratu, o pico foi às 4h, com a temperatura de 21,7º.

Os ventos foram intensos na região de Ondina, chegando a 32,6 Km/h à meia-noite. Às 8h, os ventos registravam 19,8 Km/h. Já na cidade baixa, alteraram entre 20,9 Km/h e 16,2 Km/h.

Já São Tomé de Paripe registrou o maior acúmulo de água com 1,2 mm. Em seguida estão: Rio Sena (1 mm); Águas Claras (0,8 mm); Cajazeiras VII (0,8 mm); Itacaranha (0,8 mm); Pau da Lima (0,8 mm); Sete de Abril – Cambonas (0,8 mm); Campinas de Pirajá (0,6 mm); Nova Esperança (0,6 mm); Periperi (0,6 mm);