Bahia

Veículos pesados atravessam ferry após determinação de suspensão da Agerba

A medida começou a valer nesta quinta-feira (10) e segue até a próxima quarta (16)

Divulgação/Internacional Travessias Salvador
Divulgação/Internacional Travessias Salvador

Após a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) ter determinado a suspensão temporária de veículos pesados no ferry-boat, ao menos três caminhões realizaram a travessia nos dois primeiros horários desta manhã (10). 

A Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa responsável pelo serviço, disse que apura a informação, mas ressaltou que os “ os caminhões que chegam são avisados que está suspenso”. 

A Agerba reforçou que a determinação tem ressalva para os veículos pesados que  transportam “alimentos e produtos perecíveis, como também pacientes em tratamento fora do domicílio, bem como viaturas de segurança pública do Governo Federal, Estadual e Municipal”, sinalizou o órgão.

Medida de suspensão 

A medida de suspensão temporária foi anunciada pela Agerba ontem (9), e começou a valer nesta quinta-feira (10). Segundo nota do órgão, é estimado que os serviços funcionem assim até  a próxima quarta-feira (16). 

A determinação prevê ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus, reboque e utilitário com capacidade de carga a partir de 1.500kg, não poderão ser colocados nas embarcações durante a restrição. 

Ficam suspensas as travessias dos veículos pesados, partindo de São Joaquim (sentido Bom Despacho), das 5h das sextas-feiras até as 15h dos sábados, como também das 5h das vésperas de feriados até as 15h do dia posterior ao feriado. No sentido Bom Despacho (para São Joaquim), a suspensão será das 5h dos domingos até as 15h da segunda-feira, como também das 5h do dia do dia do feriado até as 15h do dia seguinte ao feriado.
 
Durante o período de feriado prolongado desta semana, que contempla o feriado de Funcionários Públicos, – transferido para 11 de novembro-, e o feriado da Proclamação da República, na terça-feira (15), a restrição já será aplicada.
 
A travessia dos veículos citados fica suspensa de Salvador para Itaparica das 5h da quinta-feira (10) até às 15h do sábado (12). E de Itaparica para Salvador das 5h de terça(15) até às 15h da quarta(16).