A partir desta segunda-feira (5) a vacina contra a gripe estará liberada para toda a população e não apenas para os grupos prioritários. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ainda restam 10 milhões de doses da vacina no país que devem ser aplicadas até o dia 9 de junho, quando termina a campanha.
A imunização estava prevista para acabar em 26 de maio, mas foi prorrogada devido a baixa adesão. O objetivo é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, no entanto, até o dia 25, apenas 63,6% haviam se vacinado.
O repórter Fabrício Cunha, do site Ld notícias esteve na Unidade de Saúde da Família, na Federação para saber como está o movimento por lá. Muitas pessoas que não estava conseguindo se vacinar porque não se encaixavam no grupo prioritário, disseram que já se vacinaram e que o movimento está tranquilo.
Entre os estados com mais vacinados está o Amapá, com 85,7%, Paraná, com 78,1%, e Santa Catarina, com 77,7%. A vacina vai estar disponível em todos os postos do país e protege contra três sorotipos do vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
Com informações do repórter Fabrício Cunha