Além da espera pelo metrô de Salvador, usuários têm reclamado da lentidão e das paradas inesperadas entre as estações. Na tarde de quarta-feira (24), os passageiros precisaram enfrentar estações lotadas, desorganização, pausas e velocidade reduzida no trajeto.
A estudante de jornalismo Flávia Guimarães, de 22 anos, relatou ao Portal Salvador FM, nesta quinta-feira (25), que situações como essa têm sido cada vez mais frequentes para os usuários do sistema. Para ela, que diariamente utiliza o serviço como um meio mais rápido de locomoção na cidade, a parada implicou em um ‘engarrafamento’ de pessoas, devido ao horário de pico.
“Não tinha organização. O metrô ficou parado por uns cinco minutos, o condutor informou que estava esperando liberação da central, mas fiquei muito tempo na estação. Além de não passar rápido, estava funcionando com a velocidade reduzida” disse a passageira, que ainda ressaltou que a situação abriu espaços para informações falsas e pânico entre os usuários.
De acordo com a CCR Metrô, concessionária que administra o serviço, a lentidão tem sido causada por furtos de cabos do sistema metroviário. Ao G1, a concessionária informou que uma força-tarefa foi montada para reduzir os crimes e não divulgou os dados atualizados dos furtos, e disse ainda que as informações são sigilosas.
É possível denunciar ações de vandalismo e furtos à Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), através de mensagens no WhatsApp, pelo número (71) 99623-4955, e de forma anônima. Além de mensagens de texto, também é possível mandar áudios de até 30 segundos., fotos e vídeos.