Bahia

Unigel encerra produção em Camaçari alegando alto preço do gás natural; mais de 300 funcionários são demitidos

De acordo com o comunicado, os 384 funcionários, sendo 264 diretos e 120 indireto, cumprirão aviso prévio trabalhado de 30 dias.

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A empresa Proguigel encerrou as atividades  produtivas da Unigel Agro, antiga Fafen, responsável pela produção de fertilizantes nitrogenados da Petrobras, e que funcionava em Camaçari. Com o encerramento das atividades, 384 pessoas foram demitidas, entre trabalhadores diretos e indiretos. 

Segundo informações fornecidas pela empresa ao jornal Correio*, a Unigel Agro operava de maneira deficitária desde o fim de 2022, em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras, fator que tornava o valor final dos fertilizantes impraticáveis diante dos preços praticados no mercado internacional.

O Sindquímica Bahia informou ao jornal que, na última quarta-feira (1), a direção da empresa fez um comunicado ao sindicato informando da decisão. De acordo com o comunicado, os 384 funcionários, sendo 264 diretos e 120 indireto, cumprirão aviso prévio trabalhado de 30 dias.

O Sindiquímica Bahia se posicionou dizendo que os trabalhadores afetados são especializados e alguns vieram de outro estado para trabalhar na indústria. O sindicato pediu intervenção do governo estadual e federal, para a preservação dos postos de trabalho.