A Universidade Federal da Bahia divulgou, nesta segunda-feira (29), mais detalhes sobre o retorno das aulas presenciais em 2022. A instituição aponta a realização de um estudo "minucioso e exaustivo" que considerou adequada a oferta de até 150 mil vagas no seu espaço físico, o que corresponde a 45,7% do total habitual nas salas de aulas, auditórios e laboratórios de informática.
De acordo com o Metro 1, a taxa representa 9.831 postos simultâneos “que a universidade poderá oferecer em condições seguras”. Segundo a análise realizada pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da Ufba, será disponibilizada 48,3% da capacidade habitual das salas de aula. Já os auditórios terão 31,9% do total possível antes da pandemia e os laboratórios, 38,4%, “por serem espaços com menor possibilidade de ventilação natural”.
A Ufba retomará as aulas presenciais a partir do próximo semestre, previsto para iniciar no dia 7 de março de 2022. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), em assembleia realizada no dia 12 de novembro.