A Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizará, na próxima terça-feira (21), o ato “Contra o Obscurantismo: em defesa da educação, da ciência, da cultura e das artes”, às 10h.
No evento, o reitor João Carlos Salles e pró-reitores da UFBA abordarão o atual cenário de grave ameaça à existência da universidade pública brasileira, alvo recente de bloqueios e cortes que agravam o quadro de severa defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos. O evento será transmitido pela TV UFBA, no Youtube.
A mesa marca o lançamento do selo “Universidade Pública Contra o Corte”, por meio do qual a UFBA se engaja na campanha nacional “Não aos Cortes em Educação e Ciência” organizada por um conjunto de entidades nacionais associadas à defesa da educação e da ciência (veja a lista abaixo) e que opõe resistência aos múltiplos e continuados ataques às Universidades perpetrados pelo governo federal – de quem se espera proteção e incentivo – ao longo dos últimos anos. Conclamando não somente à mera reação ao bloqueio e ao corte recentemente anunciados, a UFBA entende ser momento de sair em defesa de um projeto mais amplo, universal e duradouro de Universidade. Por isso, o selo traz o slogan “Em defesa da Educação, da Ciência, da Cultura e das Artes”.
O ato central da jornada de luta, intitulado “A responsabilidade da Economia nos cortes em Ciência e Educação: A meta é desenvolver ou subdesenvolver?”, acontece das 14h às 16h.