A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está em 26° lugar no ranking Times Higher Education Latin América, divulgado na terça-feira (13). A instituição subiu duas posições dentre as 177 universidades avaliadas, desde a última lista postada.
A Ufba aparece em 16ª entre as universidades brasileiras, e em 1º lugar na região Nordeste. O ranking leva em consideração dados coletados em 2019. Nesta edição do THE Latin America, 18 das 30 instituições mais bem rankeadas da América Latina são brasileiras. Dessas, 12 são federais, quatro estaduais e duas particulares confessionais.
Das 100 mais bem avaliadas, o Brasil responde por quase a metade, 46. E do total de 177 universidades avaliadas, 67 são brasileiras (38%), sendo três baianas. Na Bahia, a Uesc tem apenas a Ufba à sua frente e, na região Nordeste, a instituição ficou atrás das universidades Federal da Bahia, Federal de Pernambuco (Ufpe), Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) e Federal de Sergipe (Ufs).
A organização leva em consideração cinco critérios: citações em periódicos científicos indexados; retorno à indústria; pesquisa; ensino; e internacionalização.