Com índices de comparecimento em Salvador abaixo do esperado e a menos de dois meses do encerramento da biometria, o TRE da Bahia e a Uber firmaram, nesta segunda-feira (11/12), uma parceria inédita no Brasil. O objetivo é incentivar o recadastramento biométrico dos eleitores da capital baiana. A ação acontece até o próximo dia 22 de dezembro e vai dar um bônus de até R$15 para viagens de volta para casa, sempre começando da sede do TRE-BA, em horário comercial. A Central de Atendimento ao Público (CAP) e cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na 1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia (CAB), 150. De acordo com presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a expectativa é a de que a parceria possa alavancar o recadastramento na capital, onde apenas 51% dos eleitores passaram pelo procedimento.
Para realizar a ação, a Uber instalou um posto de atendimento na sede do TRE-BA. No local, a empresa disponibilizou uma equipe para distribuir os cupons promocionais e auxiliar os eleitores na hora de usar o código no aplicativo. Para ter acesso ao benefício, o cidadão precisará apresentar um documento de identificação e o comprovante do recadastramento biométrico, que deverá ser o próprio título de eleitor emitido na mesma data da utilização do cupom.
Recesso
Em razão do recesso do judiciário, o dia 22 de dezembro, quando a campanha será encerrada, é também o último dia de funcionamento da Justiça Eleitoral na Bahia em 2017 e, portanto, data limite para o eleitor realizar o recadastramento biométrico ainda este ano. O retorno de postos e cartórios ao funcionamento normal ocorrerá apenas em 2 de janeiro de 2018.
Fonte: TRE-BA // AO