Denúncia

Tutor relata falta de atendimento no hospital veterinário de Salvador

Tutor relata que não conseguiu realizar procedimento em animal

Jefferson Peixoto – SECOM
Jefferson Peixoto – SECOM

O tutor de um cachorro relatou ao PSNOTÍCIAS que não conseguiu realizar um procedimento no hospital veterinário de Salvador. De acordo com o leitor, ele levou o animal para retirada de um cisto na unidade, entretanto foi orientado a fazer o procedimento em uma clínica particular.

“A cachorra tinha um cisto na coluna. Fomos de madrugada e ficamos o dia todo e nos deram um diagnóstico incompleto. O procedimento de remoção não era feito por lá. Sem contar que a emergência não é 24 horas. Precisam melhorar muito na organização”, relatou.

Procurada pela equipe do PSNOTÍCIAS, a Secretaria de Sustentabilidade Resiliência, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal contesta a informação e diz que tal tipo de procedimento é realizado no hospital veterinário, mas pode não ter sido realizado devido a uma sobrecarga de demanda.

“O hospital realiza cirurgias de baixa e média complexidade. Como a situação desse tutor, que diz ter buscado a unidade para realizar a a retirada de cisto, esse procedimento é realizado lá no hospital. Em virtude de uma sobrecarga de demanda, esse tutor não conseguiu realizar o procedimento”, disse Michelle Holanda, diretora de Proteção e Bem-estar Animal.

Em nota, a secretaria informou que o HPVet funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h.

“Com atendimento de médico veterinário clínico e serviço de hospital-dia, é possível fazer internamentos para tratar casos graves, inclusive com ala de isolamento para doenças infecciosas. A emergência funciona de forma ininterrupta com equipes de saúde e cirurgião de prontidão. Os animais podem ficar internados 24 horas no local, porém não é permitido acompanhamento dos tutores. Depois das 17h, os animais ficam aos cuidados somente dos veterinários e enfermeiros que trabalham na unidade. Após esse horário, nenhum outro animal é recebido”, diz a secretaria.

Ainda segundo a Secretaria, são distribuídas 40 senhas pouco antes das 8h da manhã, mas casos excedentes de urgência ou emergência são atendidos sem necessidade de reserva de vaga.