Bahia

Turismo baiano pode sofrer enorme deficit caso não haja temporada de cruzeiros em Salvador

“Sem os cruzeiros temos um deficit de 150 mil pessoas em Salvador"

Divulgação
Divulgação

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fabio Mota, alertou sobre a demora na liberação do Governo Federal para o início da temporada do cruzeiros marítimos em Salvador, em setembro. O titular da pasta informou que a não autorização pode gerar um enorme deficit para o turismo baiano e principalmente em Salvador e que irá pressionar a autorização antes do fim do mês de agosto.

“Sem os cruzeiros temos um deficit de 150 mil pessoas em Salvador, o que é um baque muito grande para o nosso turismo baiano. Estamos fazendo uma mobilização a nível nacional com outros secretários. Ontem (16) falamos com o secretário de Santos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), mandamos um documento em conjunto e estamos aguardando nos próximos dias o pronuncimamento dos órgãos federais, até porque os cruzeiros já estão programdos em Salvador, que inclusive vai ser o hub do Nordeste. Temos um expectativa grande de receber muitos turistas através do mar já no próximo mês”, disse Mota em entrevista.

A autorização que depende de protocolos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar o contágio pela Covid-19, não tem uma agenda confirmada para a autorização da temporada de embarcações de viagens internacionais.

O Secretário almeja que o segundo semestre de 2021 tenha melhores resultados para o turismo na capital baiana do que em comparação ao semestre passado e de 2020. “Existe uma demanda reprimida muito grande. As pessoas ficaram mais de um ano e meio sem viajar em função da pandemia. Esperamos que agora com a melhoria da imunização e com a queda nos índices de contaminação, a gente possa ter uma retomada já a partir de agora. A cidade está preparada pra isso”, pontuou Mota.