A travessia Salvador-Mar Grande será interrompida por 4h30 nesta terça-feira (25), por conta da maré baixa, que impossibilita a operação das embarcações. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramb), o serviço foi parado às 8h e será retomado às 12h30.
Conforme a Astramab, também por causa da maré baixa, o último horário de saída do Terminal Náutico da Bahia, na capital baiana, será às 19h. Já última saída do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, será às 18h30.
A travessia iniciou as operações às 5h nesta terça e, segundo a Astramab, registrou intenso movimento de embarque até o momento em que foi interrompida. Oito embarcações estão disponíveis para operação, com planejamento de saídas a cada 15 minutos ou a cada 30 minutos, conforme o fluxo de passageiros.
Morro de São Paulo
De acordo com a Astramab, a travessia Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica, por conta dos fortes ventos no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé, com predominância de mar agitado.
Os catamarãs saem normalmente do Terminal Náutico, na capital baiana, e atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e fazem a pequena travessia de lanchas para o Morro. Caso as condições de navegação melhorem durante o dia, a viagem poderá voltar a ser direta, conforme a Astramab.
O primeiro catamarã saiu às 8h30 e o segundo zarpa às 9h, seguido de 10h30, 13h e 14h30. As saídas do Morro de São Paulo para a capital são às 9h, 11h30, 13h e 15h.
Já as escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos operam normalmente e saem a partir das 9h. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.
Ferry
É tranquilo o movimento de passageiros no sistema ferry-boat, nesta terça-feira. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, empresa que administra o serviço, quatro embarcações estão em operação, com saídas a cada meia hora. São elas: Pinheiro, Anna Nery, Zumbi dos Palmares e Ivete Sangalo. As embarcações Juracy Magalhães Jr. e Agenor Gordilho estão em stand by e poderão realizar viagens, se necessário.
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site da empresa. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. Já os pedestres podem realizar recarga do cartão Ferry Card e Tarifa Social, além de comprar passagem com o cartão recarregável para a próxima saída nos totens de autoatendimento instalados nos dois terminais.
No Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), através do número 0800 028 2723, o cliente tem autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema, Ferry Card, Tarifa Social e Hora Marcada, disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Também está disponível o WhatsApp (71) 99942-4175 para esclarecer as dúvidas dos usuários, com funcionamento 24 horas.
Reprodução/G1