Bahia

Travessia Salvador - Mar Grande tem nova parada de 3 horas nesta quinta

Suspensão do serviço devido à maré baixa ocorreu às 8h, diz Astramab

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mare baixaEm mais um dia de parada forçada por causa da maré baixa, a travessia Salvador – Mar Grande só irá retormar operações às 11h desta quinta-feira (18). O sistema marítimo chegou a operar das 5h às 8h, quando foi interrompido. Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o canal de navegação do terminal na ilha de Itaparica fica sem profundidade suficiente para operar com maré baixa.

Quando retomar operação, às 11 horas, tanto no Terminalc de Vera Cruz, na Ilha, como no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, os horários de saída vão ocorrer a cada 15 minutos, caso a concentração de demanda de usuários exija. Hoje o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador,  às  19h.

A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra movimento bom de venda de passagens nesta quinta. O primeiro catamarã zarpa do Terminal Náutico com destino ao Morro às 8h30 e depois ocorrem as partidas das 9h, 10h30, 13h e 14h30. Saída do Morro: 9h,  12h30, 13h e 15h. As passagens para o Morro são vendidas no momento do embarque nos guichês das operadoras no Terminal Náutico. As escunas que fazem o “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também operam normalmente. O tour inclui paradas para banho de mar na Ilha dos Frades e em Itaparica e o retorno das escunas a Salvador ocorre às 17h30.

A maré baixa voltou a afetar a travessia na terça-feira (16). As interrupções devem ocorrer até sexta (21). O canal de navegação do terminal fica sem condições de operar em períodos de maré baixa devido à pouca profundidade do canal de navegação.

Parada forçada
De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o canal de navegação do terminal hidroviário de Vera Cruz, equipamento que pertence ao governo do Estado, fica inoperante com maré baixa.

A Astramab explica que defende a realização, junto ao governo, da dragagem (remoção de sedimentos como areia do canal para permitir a passagem das embarcações) e derrocagem (processo de retirada das pedras que impedem a plena navegação). Segundo a Associação, com esses serviços executados, a travessia ficaria livre de fazer paradas obrigatórias em períodos de maré baixa.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), já foi aberto processo licitatório para contratar a empresa que vai dar início ao projeto executivo da obra de alargamento e dragagem do canal de acesso a Mar Grande. O documento norteia as definições técnicas e a melhor forma de realizar os serviços. A expectativa, segundo a Seinfra, é que até novembro a empresa responsável seja contratada e dê início às análises.

O órgão ainda informou que já abriu um processo de solicitação de licença ambiental, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com a Seinfra, a partir das intervenções, o canal vai passar a ter profundidade de até três metros. Isso significa que as embarcações vão poder realizar a travessia sem interrupção, pois atualmente os usuários dependem das condições da maré para navegar entre o terminal de Salvador e Mar Grande.

Reprodução/G1