A travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande tem movimento intenso na manhã desta segunda-feira (18), no sentido Itaparica-Salvador. Segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o serviço opera com saídas a cada 30 minutos.
O sistema começou a atender às 5h, com seis embarcações em tráfego. A Astramab prevê que o movimento atual de passageiros deve seguir intenso, no sentido Salvador, até 10h, entretanto, até por volta das 9h, não foi preciso fazer saídas extras no intervalo entre uma viagem e outra.
No sentido Ilha de Itaparica, o embarque de passageiros é menor, e as saídas também ocorrem de 30 em 30 minutos. A travessia funciona nesta segunda-feira até as 18h30, de Mar Grande para a capital. Já no sentido inverso, a última viagem acontecerá às 20h.
Nos guichês do Terminal Náutico, é moderado o movimento de usuários, a maioria turistas, adquirindo passagens para Morro de São Paulo – movimento maior é no sentido do Morro para a capital, devido ao retorno do final de semana da Ilha de Tinharé.
Nesta segunda, os dois primeiros catamarãs sairam às 8h30 e 9h. Os horários seguintes serão às 10h30, 13h e 14h30. As saída de Morro de São Paulo para Salvador são às 11h30, 13h e 15h. Também com procura moderada, as escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos saem do Terminal Náutico a partir das 9h. O retorno das escunas a Salvador acontece às 17h30.
Ferry-boat
Com saídas a cada 30 minutos, seis ferries estão em operação na manhã desta segunda-feira: Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Juracy Magalhães Jr., Pinheiro e Maria Bethânia.
O movimento nos terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, em Mar Grande, é considerado tranquilo pela Internacional Travessias, empresa que administra o sistema.
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site portalsits.internacionaltravessias.com.br. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito.
O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, contatos 3032-0475 e [email protected].
Fonte: G1 // AO