Em referência ao Dia do Motociclista (27), a Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), realiza uma ação, nesta quarta-feira, com faixas e distribuição de material educativo.
Ao todo, essas ações de educação, fiscalização e conscientização de trânsito contribuíram para redução do número de mortes de condutores e passageiros de motocicletas em mais de 20% no primeiro semestre deste ano.
“O momento é de comemoração por cada uma dessas vidas salvas, mas seguimos empenhados no desafio de reduzir ainda mais esses números. Ao longo do ano promovemos diversas atividades para melhorar esse cenário e fazer com que, aqueles que vivem em cima da moto, possam voltar para casa em segurança”, afirma o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.
U mega painel será instalado na Av. Bonocô, no sentido Acesso Norte. A estrutura, feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, vai exibir os números de motociclistas vitimados em 2022. Os dados serão atualizados mensalmente. No ano passado, um mega painel foi instalado no local com essa mesma proposta.
Do número total de mortes no trânsito de Salvador em 2022, cerca de 40% são motociclistas. No primeiro semestre deste ano, 19 deles foram vitimados fatalmente. O excesso de velocidade é uma das infrações mais registradas envolvendo esses condutores e umas das que mais geram acidentes fatais. Entre janeiro e junho deste ano, de um total de 25.409 infrações cometidas por motociclistas na capital baiana, 12.382 foram por transitar acima do limite de velocidade.
Nos últimos dois anos, a Transalvador tem investido em campanhas de comunicação para frear o número de sinistros envolvendo motocicletas. Vídeos e demais peças foram veiculados na TV, rádio, sites, mídia exterior e outdoors espalhados pela cidade, a fim de sensibilizar estes condutores.
De janeiro a junho de 2022, mais de 3 mil motociclistas foram abordados em ações de fiscalização realizadas pelo órgão de trânsito na capital baiana. Deste total, 1.388 foram autuados e 695 tiveram seus veículos removidos.
As operações garantem que os condutores estejam de acordo com o que determina a legislação de trânsito para a sua própria segurança, a exemplo das condições do veículo e do uso de itens de segurança. O gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, reforça que a fiscalização tem a importante função de orientar condutores sobre atitudes prudentes no trânsito.
“Ter atenção na pilotagem, observar os movimentos e os pontos cegos, não trafegar entre veículos. A fiscalização é um trabalho balizador, que ajuda a gerar uma mudança de comportamento nos condutores e que existe não somente para penalizar, tem o papel de educar", explica Neri.