Bahia

Transalvador multou mais de 27 mil por invadir sinal até maio deste ano

Semáforo com maior número de infrações está localizada no bairro do Rio Vermelho.

NULL
NULL

Semáforo na Rua da Suécia teve mais de 2 mil invasões ao sinal vermelho (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

De janeiro a maio deste ano já foram emitidas 27.375 multas por invasão ao sinal vermelho em Salvador, de acordo com a Superintendência de Trânsito (Transalvador). O número tem 1.831 multas a mais do que as registradas no mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 25.544 multas. A sinaleira que mais computou infrações na cidade foi a do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, onde o sinal foi “furado” pelos motoristas 2.895 vezes.

A infração de invasão ao sinal vermelho é considerada gravíssima e tira sete pontos na carteira do condutor, além da multa de quase R$ 300. Também no Rio Vermelho, na Rua João Gomes, foram 1.108 registros da infração. Já na Rua da Suécia, no bairro do Comércio, foram 2.013 multas por invasão à sinaleira.

O superintendente de Trânsito, Fabrizio Muller, diz que o órgão utiliza agentes e câmeras de videomonitoramento para flagrar as infrações, as quais provocam riscos aos pedestres. “É uma das infrações com maior potencial de causar um sério dano a uma pessoa. As pessoas que estão atravessando [na faixa] do semáforo confiam que [os carros] vão parar e acaba gerando um acidente com gravidade”, afirma.

O psicólogo e mestre em análise de comportamento Rodrigo Guimarães diz que vários motivações podem fazer com que o motorista acabe cometendo a infração. "É difícil falar de razão, pode estar distraído ou com pressa ou pode querer tirar proveito. Existe um padrão de tirar proveito das coisas e de querer ser o primeiro e uma dificuldade de respeitar o outro", avalia.

"A punição realmente funciona no momento em que está presente. A pessoa talvez não fure no sinal que tem o 'radar', mas no próximo que não tiver pode não parar, se assim é o comportamento dessa pessoa", diz o psicólogo.

Reprodução/G1