Após a morte de policiais militares ocorridas na Bahia, durante o final de semana, o governador Rui Costa atribuiu o aumento da violência ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em entrevista à Rádio Metrópole, Rui culpou a política de armas adotada no governo atual, que segundo ele, facilita o acesso de bandidos a armamentos.
O petista lamentou a morte do tenente da Polícia Militar, Mateus Grec Carnavalho Marinho de Queiroz, vítima de bandidos em Cosme de Farias, na noite de domingo (12).
Na entrevista, o governador criticou ainda as medidas adotadas pelo chefe do Executivo que aumenta o acesso a armas de fogo e munições no Brasil. “É visível e crescente o poderio de armas dos bandidos. Sei que alguém pode dizer que ‘só foi liberado, governador, para pessoas de bem’. O fato é que independentemente de quem compra, essas armas mais cedo ou mais tarde acabam chegando nas mãos dos bandidos. E, hoje a gente, a polícia, tem que ir para rua para enfrentar bandido com fuzil, com equipamento sofisticado. Fica aquela sensação de enxugar gelo”, concluiu Rui Costa.