A taxa de positividade dos testes de covid-19 nos estados do Rio de Janeiro e na Bahia, considerando o acumulado das redes pública e privada nesta semana, chegou a 43% no RJ e 41,5% na Bahia. Os dados foram divulgado neste domingo (9) pela Secretaria de Saúde dos estados.
De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram registrado 1.543 casos da doença nas ultimas 24 horas. É o maior número desde o dia 8 de agosto do ano passado, um aumento de cerca de 40% em comparação ao período citado. O registro de mortes também vem aumentando. No último dia 7, a Bahia teve 20 óbitos, número que não era alcançado desde setembro.
A única ressalva em relação ao registro de casos diários, aqui na Bahia, vai para o dia 26 de dezembro de 2021, quando o boletim divulgou 4.065 casos por conta dos registros represados do dia 11 ao dia 25, que não tiveram boletim. O vácuo se justifica pela instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, causada pelo ataque hacker no dia 10 de dezembro.
No Rio de Janeiro calcula que a taxa de positividade tenha passado de 40%, marcando 41% desde a última sexta-feira (7).
O percentual de positividade nos testes realizados na capital baiana continua a subir desde a semana anterior ao Natal, quando saiu de 0,6% e chegou a 5,4%. A proporção registrada hoje significa que, de cada 100 testes realizados na cidade, 41 detectam o coronavírus no paciente.
A Sesab informa que realizou mais de 52 mil testes de covid-19 na primeira semana de 2022. O número é o maior na série histórica de semanas epidemiológicas, que consta no painel de dados mantido pela prefeitura, e é mais que o dobro da última semana de dezembro, quando foram realizados cerca de 20 mil testes.