Bahia

Temporal deixa ruas alagadas, provoca apagão e transtornos no trânsito em Salvador

Em vídeos enviados ao Portal Salvador FM, é possível ver vias alagadas, quedas de raios e o trânsito congestionado em alguns pontos da capital baiana

Reprodução
Reprodução

O temporal que atinge Salvador nesta quarta-feira (20) causou transtornos em diversos da cidade. Em vídeos enviados ao Portal Salvador FM, é possível ver vias alagadas, quedas de raios e o trânsito congestionado em alguns pontos da capital baiana. [veja vídeo ao final da matéria]

O motorista que precisou passar na Avenidas ACM e Tancredo Neves encontrou dificuldades e precisou ter paciência em razão do longo engarrafamento que se formou nas vias.

Com o alagamento causado pela chuva, os motoristas precisaram redobrar a atenção em ruas do bairro da Boca do Rio. 

Alguns bairros da capital baiana também registraram falta de energia em razão do mau tempo. A Estação da Lapa e shoppings da região do centro da cidade ficaram às escuras

Em nota, a Neoenergia Coelba informou que  "reforçou a contingente de equipes em campo para atender os chamados provocados pelas fortes chuvas, associadas a ventos de maior e descargas atmosféricas, que castigam Salvador e Região Metropolitana nesta quarta-feira (20).

Ainda de acordo com a Coelba, em diversos pontos da capital, como na Barra e Águas Claras, "há registros de vegetações e objetos projetados contra a rede elétrica, inclusive danificando postes e componentes elétricos. Devido às extensões dos danos motivados pelas condições climáticas adversas, a empresa seguirá atuando de maneira ininterrupta até o restabelecimento das ocorrências".

A empresa reforça que somente os seus técnicos estão autorizados a intervir na rede elétrica. Para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes devem entrar em contato com a distribuidora por meio do número 116.

Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta para a instabilidade do tempo e dos riscos de alagamento e de deslizamentos de terra.

Segundo o órgão, a incidência de chuvas será de 90%, ou seja, com chuvas a qualquer hora do dia e ventos fortes. A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provocou a ocorrência de chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por raios e trovões, ocasionando alagamentos pontuais. 

Segundo Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, a previsão era de que já chovesse na madrugada de terça para quarta-feira. “Ocorre que os fortes ventos na noite de ontem, que ultrapassaram 48 km/h em alguns momentos, ajudaram a manter o sistema no oceano, o que perdurou até o final da manhã desta quarta-feira, quando houve o deslocamento do VCAM para o continente”, explicou.

Assista: