O governador Rui Costa entregou, na manhã desta segunda-feira (29), a conclusão das obras de contenção em duas encostas no bairro de Pau da Lima, em Salvador, e fez questão de comentar o andamento das intervenções pela cidade, destacando a importância da colaboração da população para diminuir os riscos.
"Espero poder dar outras autorizações a partir da liberação do Ministério da Integração. Estou indo à Brasília amanhã para pedir que essa autorização seja feita", afirmou.
"Temos de recurso assegurado R$ 230 milhões. Mas nem todo esse recurso está liberado e nós portanto, estamos pedindo essa autorização do recurso para iniciarmos as obras de contratos já licitados. Vocês tem me acompanhado e tem visto que estamos longe de chegar a proteger todas as encostas de Salvador, a topografia é muito acidentada e ao longo de muitos anos isso não foi feito. Temos uma caminhada longa", disse.
Com a proximidade do inverno, o governador disse que pretende adiantar a construção de mais contenções.
"Queremos acelerar as inaugurações das que estão em obras e iniciar outras, mesmo que a obra não esteja concluída você prepara, retira a vegetação, lixo e aumenta a segurança ao tempo que a obra vai sendo executada", afirmou. Sobre a participação da população para reduzir os riscos, o governador destacou alguns pontos. "Pedimos a população que não jogue lixo nas encostas, não escave o pé do morro pra construir a extensão da casa. Vai estar colocando em risco sua família. É preciso que o poder público vá cumprindo sua obrigação, mas é preciso também a colaboração da população", concluiu
Foto: Manu Dias/ Gov