Bahia

Taxistas oferecem até 30% de desconto para competir com Uber

arte de motoristas da Easy Taxi e da Teletaxi dão desconto em Salvador

NULL
NULL

Com a chegada do aplicativo Uber em Salvador, que atua na cidade desde abril do ano passado, mesmo com o serviço proibido, os taxistas aderem a promoções para competir com a nova concorrência.

Parte dos motoristas do aplicativo Easy Taxi e da companhia Teletaxi oferece descontos de até 30% para os passageiros na capital baiana.

O diretor da Easy Taxi no Brasil, Fernando Matias, diz que a empresa já costumava fazer campanhas que oferecem descontos, em parceria com empresas e, desta vez, percebeu a necessidade de oferecer um atrativo aos usuários do aplicativo, com a chegada do novo serviço.

“Desde que o Uber entrou, traz um serviço diferente e isso faz com que mude bastante a relação dos passageiros com táxi. Os taxistas viam que tinham que ter uma ferramenta atrativa. Nossa preocupação sempre foi o quanto ia impactar na renda do motorista e o que conseguimos ver com os motoristas que participam da promoção é que o volume de corridas está compensando o desconto”, explica.

O desconto de 30% é oferecido pelo próprio motorista cadastrado no aplicativo. “Para o passageiro, aparece o filtro do motorista que tem desconto”, diz Adolfo. Para ter direito ao desconto, o pagamento deve ser feito por meio da opção “Cartão de crédito pelo aplicativo”.

De acordo com o diretor, 27% dos motoristas do Easy Taxi em Salvador aceitaram participar da promoção até o momento. Os taxistas que aceitam o desconto chegaram a aumentar o número de corridas em até 40% .

Competitividade
A promoção da Easy Taxi começou na cidade de Belo Horizonte e também chegou a Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo antes de chegar à capital baiana. O desconto já está em vigor há duas semanas em Salvador e não tem prazo para acabar.

Já os taxistas da companhia Teletaxi oferecem desconto de 20% desde o início de junho, de acordo com gestor Adolfo Gonçalves. A campanha está prevista para durar até agosto, mas pode ser prorrogada. O desconto vale para corridas acima de R$ 15, solicitadas por meio do aplicativo da companhia, através da opção “taxista especial”, ou por meio do telefone e WhatsApp, quando o cliente deve dizer que quer participar da promoção.

“Nem todos os motoristas aderem, 20% não aderiram. O motorista paga o desconto e tem uma compensação em nível da mensalidade que paga à Teletaxi”, afirma o gestor.  Ele disse que a crise econômica, aliada à chegada do Uber, motivaram a criação do desconto. “Principalmente nesse momento econômico. Também acaba sendo reação ao Uber”, completa.

Reprodução/G1