Bahia

Taxistas de Salvador não devem aderir ao uso de bermudões no verão, afirma porta-voz

A partir da próxima sexta-feira (22) os taxistas de Salvador estarão autorizados a vestir bermudões durante o trabalho. A lei sancionada pelo prefeito Bruno Reis em junho deste ano permitirá o uso do traje aos profissionais de transporte durante o verão. 

Reprodução / Estefan Radovicz/O Dia
Reprodução / Estefan Radovicz/O Dia

A partir da próxima sexta-feira (22) os taxistas de Salvador estarão autorizados a vestir bermudões durante o trabalho. A lei foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis em junho deste ano. 

De acordo com a legislação municipal, "fica autorizado o uso de bermudas e bermudões pelos (as) motoristas e cobradores (as) nos serviços concedidos e/ou permitidos de transporte coletivo (ônibus) e transporte complementar (van) do Município de Salvador, no período anual do verão".

Mas apesar da flexibilização, que visa minimizar os impactos do calor, o porta-voz do Conselho Estadual dos Taxistas, João Adorno, acredita que a categoria não deve aderir à medida válida até 20 de março. 

"Isso foi incluído na lei num gancho dos rodoviários, sem um debate mais amplo com a categoria dos taxistas. Enquanto profissionais de trânsito, a categoria está acostumada a trabalhar de calça jeans. Tenho certeza que bermuda não vai fazer parte de nossa indumentária, apesar de estar liberada", afirma o representante ao Portal Salvador FM.

Adorno ressalta que é importante esclarecer que a prática não é ilegal, já que está amparada pela legislação, mas não haverá adesão da grande maioria. “A gente entende que nosso serviço, por ser profissional, tem que ser prestado com uma indumentária adequada. Não cai bem para os profissionais taxistas esse uso de bermudas", opina, garantindo que este é um entendimento geral.