Uma mulher identificada como Eliane Santos do Vale, conhecida popularmente como Liu dos Salgados, sofreu um ato de racismo em seu local de trabalho por um taxista na região da Sete Portas.
Entenda o caso:
De acordo com Eliane, ela estava na lanchonete em que trabalha, quando um taxista chegou por volta das 14h30, de forma comum como cliente, solicitando um salgado identificado como Banana Real. A colega de Eliane serviu tranquilamente o salgado, mas o taxista começou derrubar açúcar no chão do local, Eliane pediu para amiga entregar um prato para evitar a sujeira no chão, porém o taxista não aceitou o prato e proferiu as seguintes palavras “Vai tomar no c…. sua macaca”.
Eliana entrou em desespero após as ofensas, em seguida ligou para 190, central da Polícia Militar, mas o caso não poderia ser resolvido pela central da PM. Em seguida entrou em contato com 156, sendo indicada para registrar a denuncia na 6ª Delegacia de Polícia Civil. Segundo Eliane, a delegada de plantão solicitou a vítima e na Gerência de Táxi e Transportes Especiais (Getaxi), para conseguir os dados do agressor. Porém a Getaxi informou a Eliane, que só libera os dados do profissional, após um oficio da delegacia.
Em desespero Eliane voltou para sua residência, chorando muito na busca dos seus direito. A própria informou que procurou uma candidata negra a deputada para ajudá-la, entretanto a deputada afirmou que só iria ajudar se Eliane panfletasse para ela no bairro de Pernambués, muito abalada não aceitou.
A audiência do caso estava marcada para terça-feira (2), na 6ª Delegacia de Polícia Civil, porém a Delegada não compareceu. A audiência foi remarcada para 16/10 deste mês de outubro.
Da redação // ACJR