Bahia

Taxa de desemprego cai para 19,7% na Bahia

Ainda segundo o IBGE, a Bahia deixou de ter a maior taxa de desocupação do país, mas permanece em 2º lugar

Agência Brasil
Agência Brasil

A taxa de baianos desempregados caiu para 19,7% no 2º trimestre de 2021, mas segue como a 2ª mais alta do país. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O instituo fez o levantamento através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que não trabalham mas procuraram trabalho, em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).

O recuo na taxa de desocupação na Bahia se deu principalmente pelo crescimento da população ocupada. No 1º trimestre, a taxa de desemprego na Bahia atingiu o recorde de 21,3%, 1,6 ponto percentual a mais que o verificado neste segundo trimestre.

Ainda segundo o IBGE, a Bahia deixou de ter a maior taxa de desocupação do país, mas ficou em 2º lugar, abaixo apenas de Pernambuco (21,6%). A taxa baiana no segundo trimestre foi também a menor para o estado desde o primeiro trimestre de 2020, portanto desde o início da pandemia da Covid-19.