Um homem apontado pela polícia como responsável por determinar e participar da queima de um ônibus no bairro do IAPI, em Salvador, morreu nesta sexta-feira (25) durante uma ação conjunta da Polícia Militar. O ataque que destruiu o veículo do transporte público da capital baiana aconteceu no dia 16 de outubro.
A Secretaria de Segurança Pública informou por meio de nota que equipes dos Batalhões Gêmeos e Apolo, além da 37ª CIPM, faziam rondas de combate ao crime organizado na localidade do Nó de Pau, no IAPI, quando encontraram o traficante e um grupo de comparsas. O suspeito era conhecido como “ND”.
“Na tentativa de prisão, houve confronto e o autor da queima de ônibus acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido para o hospital Ernesto Simões, mas não resistiu. Com ele foram encontrados uma pistola calibre 9mm, carregador, munições e celulares”, diz o comunicado divulgado pela SSP, ressaltando que as operações na região do IAPI continuarão por tempo indeterminado.
Ônibus em chamas
O ônibus foi incendiado no final de linha do bairro do IAPI. O ato ocorreu um dia após a morte do motoboy Alex Silton de Oliveira, de 18 anos, em uma ação de policiais da 37ªCIPM na Rocinha da Divinéia, na noite de terça-feira (15). A relação do ataque e a morte do jovem era investigada pela polícia.
Na noite da morte de Alex, familiares e amigos promoveram uma manifestação na Avenida San Martin. Revoltados com a morte do jovem durante a ação policial, manifestantes tentaram incendiar um ônibus.