A noite deste sábado (1º) foi bastante especial para os moradores de Stella Maris, que ganharam a Praça José Augusto Saraiva, construída pela Prefeitura, com um item especial: uma pista olímpica de skate. Em clima de festa, o equipamento foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais e população.
O prefeito ressaltou que as obras foram cumpridas dentro do prazo de três meses e a praça – a 220ª entregue nos últimos anos – foi originada pelo pedido de instalação de uma pista de skate. “Quando chegamos aqui, vimos que, além da pista, o local também poderia ter outros atrativos. Agora, é um local que atende a todas as pessoas, de todas as idades. E é assim que seguimos trabalhando, para melhorar a vida da população”.
O investimento total foi de R$1,4 milhão, com obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), e pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). A área homenageia o arquiteto, ambientalista e ex-subsecretário da então Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), falecido em 2021 por complicações da Covid-19.
A área de convivência e lazer está situada na Rua Euler Pereira Cardoso e possui uma 6,5 mil m². O local recebeu dois conjuntos de mesa infantil, cinco conjuntos de mesas para jogos e um conjunto de poltrona. Para a criançada, o parque infantil oferece duas casas de Tarzan, dois balanços e duas escorregadeiras em eucalipto, uma gangorra galvanizada e dois conjuntos de amarelinha, tudo cercado em tubo galvanizado.
Os cidadãos que quiserem manter a saúde em dia contam com dois tipos de academia. A de saúde reúne dois simuladores de caminhada, dois simuladores de esquiar, dois simuladores de remada sentada, dois giros triplo e dois simuladores de cavalgada. Já a academia de ginástica, feita em eucalipto, possuis duas pranchas abdominais, duas barras de apoio e duas barra paralelas.
Os animais também têm espaço garantido com o pet park, composto por seis brinquedos em forma de piquetes, duas casas de cachorros, seis brinquedos em formato de manilhas e três brinquedos em formato de círculos, também cercado em tubo galvanizado. A praça ainda possui espaço de jogos com uma futmesa e uma mesa de pingue-pongue, uma miniquadra e uma quadra de areia.
Há também banco pré-moldado, gramas sintética e natural, um jardim em formato de labirinto, iluminação em LED e até mesmo wi-fi, para garantir a conectividade dos frequentadores, dentre outros atrativos.
Para o aposentado Ismael Santos, 57 anos, a praça trouxe mais qualidade de vida para a população. “Era uma área esquecida, ociosa, com muito mato, muitos até tinham deixado de passar por aqui com medo. A obra foi bastante rápida, um dia colocaram os tapumes e, de repente, estava tudo pronto. Agora teremos mais diversão e também valoriza bastante a região”, destacou.
A pista olímpica de skate possui 1,2 mil m², beneficiando quem pratica o esporte e estimulando a formação de novos atletas. A estrutura é do tipo Park, que conta com um bowl – similar a uma piscina vazia em formato de tigela – com paredes de até quatro metros de altura. O entorno da pista recebeu arte visual através da turma do grafite, comandada pelo Spray Cabuloso.
O equipamento visa popularizar e ampliar a prática do esporte na cidade, que cada vez mais ganha adeptos, principalmente depois de ser incluído definitivamente entre as modalidades olímpicas nos últimos Jogos disputados em Tóquio, ano passado. “Esta é a primeira pista olímpica de skate de Salvador e a maior do Norte e Nordeste. A intenção é realizar aqui grandes competições e estimular novos campeões na modalidade”, pontuou o prefeito.