Bahia

SRTE/BA interdita atividades em reforma de ferry boat

No dia 29/09/2016, houve um acidente nesta frente de trabalho, que desencadeou no óbito de um operário

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Exibindo IMG-20161016-WA0029 (3).jpgAuditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRT/BA interditaram na semana passada as atividades referentes à reforma do ferry boat Zumbi dos Palmares. A embarcação está acostada no dique seco da Base Naval de Aratu e os serviços estão sendo realizados por empresa de construção e reparação naval contratada pela concessionária do sistema ferry boat. 

No dia 29/09/2016, houve um acidente nesta frente de trabalho, que desencadeou no óbito de um operário. O acidente ocorreu no momento em que o trabalhador manuseava a válvula de um cilindro de gás de máquina de solda, que estava acidentalmente energizado. 

 A energização acidental do cilindro foi causada pela conjunção de alguns fatores de risco identificados pela fiscalização, decorrentes, inclusive, do descumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho, especialmente as de nº 34 – Construção e Reparação Naval – e 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade. Além disso, foram detectadas, também, inconformidades no tocante ao trabalho em altura. 

A constatação destas irregularidades, em desacordo ao disposto nas normas regulamentadoras supracitadas, configurou situação de grave e iminente risco à saúde e integridade física dos trabalhadores. Em virtude disso, foi determinada a paralisação das atividades de reforma da embarcação, até a adoção das medidas corretivas por parte do empregador. 

Sobre o acidente, o coordenador da fiscalização do trabalho em estaleiros, portos e embarcações da SRTE/BA, Palmério Queiroz, relatou que uma das causas foi um erro de procedimento na instalação do cilindro de gás que o tornou acidentalmente parte energizada da máquina de solda. 

 Segundo o chefe do Setor de Segurança da SRTE/BA, Maurício Melo, um dos fatores de risco identificados pela fiscalização acontece com frequência em frentes de trabalho: “O aterramento das máquinas de solda e outros equipamentos elétricos nem sempre é realizado conforme as instruções contidas no manual do fabricante e nas normas técnicas”, informou. 

Os fatos e circunstâncias referentes a esse acidente estão sendo analisadas pela SRTE/BA. As conclusões serão oportunamente disponibilizadas para as partes interessadas (empregador, armador, família da vítima etc.) e para autoridades e instituições competentes, para que as causas do acidente sejam conhecidas e divulgadas, evitando ocorrências semelhantes e novas vítimas.     

Fonte: ASCOM da SRTE/BA