O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), usou as suas redes sociais para anunciar o início de uma nova etapa nos procedimentos de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica.
O serviço, que já aconteceu à beira-mar e em águas rasas, avançou para águas profundas e foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. A nova fase começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.
“O serviço agora conta com balsa e equipamentos de alta tecnologia, vindos diretamente da China, para perfurações no solo marítimo em trechos que podem chegar a 60 metros de profundidade. Com muita seriedade e trabalho firme, vamos seguir no compromisso de concretizar essa grande obra que abrirá novos caminhos de desenvolvimento para melhorar a vida de baianas e baianos, impulsionando o cenário econômico de nosso estado”, registrou Jerônimo, na quarta-feira (3), em postagem a qual mostra vídeos do início dos trabalhos.
Mais um passo concreto para avançarmos neste grande projeto da Ponte Salvador-Itaparica!
Acaba de ser iniciada a fase de sondagem em águas profundas. O trabalho começou nesta quarta (3) e ocorre no lado de Salvador, na região da Praia de Boa Viagem.
➡️ https://t.co/g1bVnEmmh1 pic.twitter.com/EkjAxaq9Oj
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) July 3, 2024
Nesta fase, está sendo utilizada uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento. Montado sobre a balsa está um equipamento de perfuração que veio da China exclusivamente para execução da sondagem da ponte.
Em cima da balsa que atua em águas profundas foram instalados também 15 contêineres. Eles passam a funcionar como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.
A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passará pela análise de laboratórios especializados para a preparação de relatórios minuciosos com dados sobre as características do solo. Esta fase foi iniciada com as operações terrestres em 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.