Pessoas com albinismo ou lúpus podem receber gratuitamente protetores solares para o cuidado com a pele. A distribuição é feita mensalmente pela assistência farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de processo administrativo.
Devido à ausência total ou parcial de melanina, pigmento que protege a pele contra os raios ultravioletas, os albinos necessitam de uso constante do produto. A utilização diária também é recomendada a quem tem lúpus, em função da maior sensibilidade e predisposição ao surgimento de lesões.
Atualmente, 30 albinos recebem regularmente protetor solar com Fator de Proteção (FPS) 50. A SMS também conta com 120 pacientes de lúpus cadastrados e que fazem recebimento regular de protetores com FPS 30.
Documentos
Para ter acesso, é necessário comparecer à sede da SMS, situada na Rua da Grécia, 3, no bairro do Comércio, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Os documentos solicitados são o RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência em nome do paciente, relatório médico com o CID (emitido há, no máximo, três meses) e receita médica (com prazo máximo também de três meses).
Depois de aberto o processo administrativo, a área técnica avalia e registra o nome do beneficiário no sistema e o produto passa a ser entregue no Multicentro da Carlos Gomes (próximo ao Clube de Engenharia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Mensalmente, são fornecidos oito frascos de protetor solar para pacientes albinos adultos e quatro frascos para as crianças. Aos pacientes com lúpus são distribuídos quatro frascos, tanto para adultos como para as crianças.
Referência
Além do protetor solar, os pacientes com albinismo também podem ter acesso ao Multicentro Vale das Pedrinhas, unidade de referência para atendimento ambulatorial e multidisciplinar destes cidadãos na rede municipal de saúde. No local, os pacientes têm acesso a consultas especializadas com dermatologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades.
O acesso é feito através de encaminhamento realizado em qualquer unidade básica de saúde. Aqueles cadastrados para acompanhamento no Multicentro Vale das Pedrinhas também podem receber o protetor solar gratuitamente.