A operação de fim de ano no sistema Ferry-Boat acontecerá com as saídas regulares de hora em hora (de segunda a sábado das 5h às 23h30; e aos domingos e feriados, das 6h às 23h30), além de viagens extras, que irão ocorrer de acordo com a demanda.
De acordo com a Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do serviço, quatro ferries farão as travessias: Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu farão as travessias até esta sexta-feira (23). Neste sábado (24), o Anna Nery será integrado.
Neste período, a administradora contará com equipes de plantão dos principais setores responsáveis pela operação, além de equipes extras de apoio à segurança nos terminais, São Joaquim e Bom Despacho.
Os usuários do sistema deverão adotar o uso de máscaras para prevenção da Covid-19. Alertas serão emitidos a todos através de avisos sonoros e cartazes informativos fixados em locais de acesso dos passageiros.
Em caso de sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat, o passageiro pode entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 71 3103-2050, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Veículos pesados
Como já amplamente divulgado, em atendimento à resolução da Agerba, permanece a suspensão temporária das travessias de veículos pesados às sextas, sábados e domingos, vésperas de feriado e no dia posterior a um feriado, em horários específicos.
No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho a suspensão ocorre das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior.
No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte.
Portanto, para o período desta operação de fim de ano, trata-se dos dias 23, 24, 25 e 26 de dezembro; além de 30 e 31 de dezembro; 1 e 2 de janeiro. Veículos pesados transportando alimentos e pacientes em tratamento fora do domicílio poderão embarcar normalmente no período de restrição. A informação está fixada nos guichês, nos terminais, acessível a todos os usuários.
Bilheteria
A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, respeitando a capacidade de atendimento das embarcações a cada viagem. Após a conclusão da venda de bilhetes para um horário de embarque, há uma breve pausa (em geral, menos de 10 minutos) até que a venda para a viagem seguinte ocorra.
Atendimento preferencial e Ferry-Card
Passageiros com passe livre e gratuidades por lei (10% da capacidade da embarcação, conforme prevê a Lei), são atendidos por meio de guichês exclusivos, como já praticado em outros feriados. Pessoas que possuem Ferry-Card também contam com guichê específico.
Reforço
Segundo a ITS, a operação especial de fim de ano, assim como acontece em todos os feriados, tem apoio da Policia Militar (16ª CIPM e 5ª CIPM; Salvador e Ilha de Itaparica), Polícia Militar Rodoviária (5ª CIPM, Ilha de Itaparica), Transalvador, Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, SALVAR/Corpo de Bombeiros e SAMU.