A Justiça Federal da Bahia absolveu os seis imigrantes sírios que foram presos em março de 2015, no aeroporto internacional de Salvador, tentando embarcar para a Espanha. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (14). Conforme a sentença proferida pelo juiz federal da 17ª Vara, Antônio Oswaldo Scarpa, os réus foram eximidos de culpa “por não ser razoável exigir deles atuação diversa em razão da situação de guerra civil existente na Síria”.
Ainda conforme a Justiça, os réus deixaram o país de origem para fugir da guerra que assola a Síria e viajaram com destino ao Brasil utilizando seus passaportes verdadeiros. Mas ao chegarem ao país, eles foram advertidos por conterrâneos de que o Brasil não oferecia condições para se estabelecerem e que era melhor seguirem para a Europa, onde encontrariam ajuda humanitária e condições mais favoráveis. Por isso eles tomaram a decisão de comprarem falsos passaportes, cada um no valor de 2.500 euros.
Poucos dias após a prisão, os sírios ganharam o direito para responder o processo em liberdade, então três deles foram para o Rio de Janeiro, enquanto outros três permaneceram na capital baiana. Conforme o Centro Islâmico, que acolheu os refugiados na Bahia, os sírios retornaram ao país de origem há cerca de um mês.
Fonte: G1