Nesta quinta-feira (13), quatro sinos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim foram reinaugurados. Há mais de 30 anos os sinos não tocavam de forma simultânea e agora voltaram ao funcionamento normal, compondo o cenário religioso-cultural da Bahia.
A celebração ocorreu às 9h, de forma restrita, respeitando todos os protocolos de segurança, conforme orienta os órgãos de saúde do município. O dia escolhido para a reinauguração, 13 de maio, tem um significado icônico para a Igreja Católica, por se tratar da comemoração da aparição de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal, que também trouxe anúncios importantes para a humanidade.
A iniciativa para a ação partiu do secretário de turismo Fausto Franco jutno com o Reitor do Santuário, Padre Edson Menezes, no intuito de devolver ao povo baiano a beleza do som que emana da Colina Sagrada. Em nota, o Pe. afirmou que "os sinos voltam a tocar para mostrar que mesmo em tempos difíceis de pandemia, a igreja não para, mas continua atuante e viva na história".
Historicamente os sinos sempre representaram momentos importantes, como anúncios de início e final de guerras, incêndios, celebrações de paz, dentre tantos outros momentos, que no decorrer do tempo estiveram presentes no cotidiano das pessoas.