O presidente do Sindmed, Doutor Francisco Magalhães, lançou uma campanha ''Hospital Espanhol, Hospital do Planserv. De acordo com ele, o hospital tem que ser de todas as pessoas. '' A ideia é usar um aparelho que está lá parado. Nós estamos tentando sensibilizar a sociedade, sensibilizar o governador, para que aquele equipamento seja utilizado. O Planserv é o maior plano de saúde da Bahia. Ele compra serviço. Ele parecia a ser vendedor do serviço também. Você teria uma porta para o SUS, teria um atendimento em procedimentos de alta complexidade. Como a bariátrica e a cirurgia de coluna e outras cirurgias mais complexas que poderiam ser solicitadas pelo SUS e realizadas no Hospital Espanhol, pelo Planserv, diz Francisco.
Segundo o presidente, o Planserv tem quase 500 mil usuários. ''Por essa quantidade já se tem uma alta demanda. Seria o suficiente para ter o Planserv Realiza em outros hospitais em mais de 57 mil procedimentos. Entre cirurgias e exames. Seriam feitos todos os procedimentos lá, conta Francisco.
Francisco diz que espera que o governador se sensibilize com a causa. ''Só depende dele. E tentar adquirir esse patrimônio histórico de mais de 125 anos para os baianos. São 280 leitos. 80 só de UTI'', afirma o doutor.
Com informações do repórter Fabricio Cunha