Transporte Público

Simões Filho e Itinga ficam sem serviço de ônibus elétricos nesta quinta

A Bahia conta com 19 ônibus elétricos na frota

Divulgação / BYD Brasil
Divulgação / BYD Brasil

O Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos suspendeu as linhas de ônibus elétricos que atendem Simões Filho x Estação Aeroporto e Itinga x Estação Aeroporto nesta quinta-feira (7). Essa decisão visa, portanto, forçar um diálogo entre a Agência Reguladora (Agerba) e o Sindicato dos Empresários.

Em entrevista ao PSNotícias, Mário Kléber, presidente do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, explicou que retiraram oito ônibus elétricos das linhas Lauro x Pituaçu e Ilha de São João x Pituaçu. Esses ônibus passaram, então, a atender as linhas de Simões Filho, Itinga, Madre de Deus e São Francisco do Conde.

“Não adianta tentar resolver um problema criando outro. O governo do Estado da Bahia tem apenas 19 ônibus elétricos. Criaram quatro linhas novas e retiraram os ônibus das linhas remanescentes Lauro x Pituaçu e Ilha de São João x Pituaçu. Assim, as linhas que tinham oito carros rodando agora contam com apenas dois para atender toda a população. Nós reivindicamos a recomposição da frota de Salvador”, explicou.

Mário ainda afirmou que motoristas das linhas Ilha de São João e Lauro de Freitas têm sofrido ameaças constantes. Segundo ele, o transtorno não foi causado pelos motoristas, mas pelas empresas de ônibus, que diminuíram a frota para atender novas localidades.

Risco de paralisação

O presidente do sindicato explicou que a medida de suspensão tem o objetivo de chamar as empresas de ônibus e a Agerba para a negociação. “O sindicato das empresas deve cobrar do governo do Estado e mostrar que a linha está defasada. A população quer ônibus gratuitos, independentemente de serem elétricos ou não”, afirmou Mário.

Por fim, ele alertou que, caso as negociações não comecem, há risco de paralisação total do transporte público na Região Metropolitana de Salvador (RMS).