Bahia

Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador

O roteiro “Sabores e Vivências do Subúrbio” indica a visitação ao Parque São Bartolomeu. Com trilhas e cachoeiras, o local sagrado é usado em cultos de religiões de matriz africana.

Divulgação
Divulgação

Ainda pouco explorado pelo setor turístico, o Subúrbio de Salvador tem grande potencial para atrair e encantar baianos e visitantes. Rodeada pela Baía de Todos-os-Santos, essa parte da Cidade Baixa reúne atrativos históricos, naturais, religiosos, culturais e gastronômicos.

Para promover a região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) apresentou, nesta sexta-feira (13), no Parque São Bartolomeu, a proposta de dois roteiros turísticos que contemplam o Subúrbio. Representantes da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), do Batalhão de Policiamento Turístico da PM (Beptur), do trade e de entidades comunitárias participaram do evento.

O roteiro “Sabores e Vivências do Subúrbio” indica a visitação ao Parque São Bartolomeu. Com trilhas e cachoeiras, o local sagrado é usado em cultos de religiões de matriz africana. Já abrigou tribo indígena e quilombo, além de ter sido um dos palcos da luta pela Independência da Bahia. O passeio inclui ainda o Santuário Santa Dulce dos Pobres, a Igreja de Nossa Senhora de Escada, o pôr do sol na praia de São Tomé de Paripe e o primeiro poço de petróleo encontrado no Brasil, localizado no bairro de Lobato.

Já o roteiro “Náutica, Cultura e Identidade” prevê um passeio de barco, com saída do Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), e paradas nos museus da Associação Acervo da Laje, em São João Cabrito; e Wanderley Pinho, no município de Candeias.