A grande maioria dos ônibus que opera o sistema de transporte em Salvador não está cumprindo determinação judicial de liberação de acesso dos idosos após a catraca com a apresentação apenas da carteira de identidade.
Esta constatação é feita diariamente através do programa Ligação Direta da Nova Salvador FM, primeira edição, quando dezenas de idosos ligam para denunciar que não podem passar para a parte de fundo do ônibus após a catraca e nem tão pouco os motoristas abrem a porta do meio do veículo para que os idosos entrem .
Ao conceder entrevista ao programa Ligação Direta desta terça-feira(4), o Defensor Público, titular da Defensoria Especializada de Proteção à Pessoa Idosa da Defensoria Pública da Bahia, João Gavazza, admitiu que a determinação judicial não está sendo cumprida e essa atitude será comunicada à justiça.
Ainda durante a entrevista, o âncora do Ligação Direta, Marcos Medrado, disse que o descumprimento da decisão judicial é do Setps, que é quem manda no sistema de transporte coletivo por ônibus da Cidade com a conivência da prefeitura de Salvador porque não exige do Setps esse cumprimento. " Setps não cumpre a decisão judicial nem a Prefeitura cobra", ressaltou Medrado .
Confirmação
Durante o programa o repórter Fabricio Cunha entrevistou ao vivo a idosa Dinalva Maria dos Santos 67, num dos pontos de ônibus no bairro do Stiep que confirmou todas as denúncias feitas pelos ouvintes por telefone através do Ligação Direta, os idosos não podem passar pelas catracas para ter acesso ao fundo do ônibus para ter acesso aos demais acentos e os motoristas não abrem a porta do meio .
Por Alberval Figueiredo
Jornalista