Bahia

Setembro Amarelo: Ação nas estações de metrô vai distribuir 10 mil cartas de apoio emocional

Campanha da CCR Metrô Bahia e Instituto HELP será realizada nesta sexta-feira, dia 1º

Divulgação - CCR Metrô Bahia
Divulgação - CCR Metrô Bahia

Uma ação de cuidado e valorização à vida será realizada nesta sexta-feira (1º) no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, como parte da Campanha Setembro Amarelo. Na ocasião, a CCR Metrô Bahia e o Instituto HELP vão disponibilizar 10 mil cartas de apoio e incentivo emocional aos clientes do metrô baiano. 

As cartinhas serão colocadas nos assentos dos trens, por voluntários, nas estações Lapa, Pirajá e Acesso Norte.

“Assim que nossos clientes acessarem as composições, que estarão vazias, vindo da zona de manobra, eles verão as cartinhas que preparamos com todo o cuidado. Precisamos falar de saúde mental, esse é um tema muito importante para a sociedade”, destaca Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

Cantinho do Desabafo

O Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, e o Instituto HELP também promovem mensalmente uma ação de escuta e acolhimento emocional no Sistema Metroviário baiano. Voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade emocional, como ansiedade, estresse e depressão, o 'Cantinho do Desabafo' tem atendimento gratuito realizado por voluntários do Instituto HELP. 

Neste mês, a ação acontecerá no dia 26, das 16h às 20h, na Estação Pernambués de Metrô. No primeiro semestre de 2023, mais de 12 mil pessoas foram alcançadas com o 'Cantinho', que integra o programa Caminhos para a Saúde do Instituto CCR.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio – o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é 10 de setembro. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, disponíveis no site do Ministério da Saúde (MS), mais de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. No Brasil, segundo o boletim epidemiológico (2021) do MS, o país registrou um aumento de 43% no número de suicídios entre os anos de 2010 e 2019.