A partir desta quinta-feira (1º), o SAC contará com sete novas unidades para emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).
No estado, o documento já era emitido em duas unidades: Pituaçu e Salvador Shopping, ambas em Salvador. Atualmente, cinco unidades foram abertas em Salvador, uma em Camaçari e outra em Lauro de Freitas.
A primeira via é gratuita e é preciso agendar o serviço através do aplicativo ou site do GOVBA.
Confira postos SAC que passaram a emitir o documento a partir desta quinta-feira (1º):
- Barra
- Bela Vista
- Comércio
- Shopping da Bahia
- Uruguai
- Camaçari
- Lauro de Freitas
A partir do dia 8 de agosto, outras unidades do SAC da capital baiana e da RMS passarão a emitir o documento. São eles: Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana.
Já a partir do dia 15 de agosto, os seguintes postos do interior do estado passarão a fazer o serviço:
- Feira de Santana – SAC Feira I e II;
- Vitória da Conquista – Conquista I e II;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Itabuna;
- Barreiras
Quais são as mudanças?
A CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Além disso, é permitido incluir outros números de documentos, como: CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar.
Também podem ser adicionadas outras informações, como: condições de saúde – Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos. Informações de tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgãos também podem ser informadas.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.
A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
Quais documentos levar para emitir a CIN?
Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.
O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.