Bahia

Sesab investiga caso suspeito de varíola dos macacos em Ilhéus

De acordo com a diretora do Núcleo Regional de Saúde, Domilene Costa, o paciente é um jovem de 17 anos que deu entrada na noite de quarta-feira (20), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Esperança

Reprodução
Reprodução

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) investiga um caso suspeito de varíola dos macacos, em Ilhéus, cidade no sul da Bahia. Até o momento, dois casos foram confirmados no estado, ambos em Salvador. Entretanto, a prefeitura da capital baiana registra um a mais que a gestão estadual.

De acordo com a diretora do Núcleo Regional de Saúde, Domilene Costa, o paciente é um jovem de 17 anos que deu entrada na noite de quarta-feira (20), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Esperança, com um quadro clínico compatível para a varíola do macaco.

Na manhã desta quinta (21), o paciente foi transferido para o Hospital Costa do Cacau. O jovem está em isolamento, sendo acompanhado por infectologistas.

O material foi coletado e enviado para o Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), em Salvador, onde vai ser analisado. O Centro de Informações de Emergência em Vigilância e Saúde junto com a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus investigam de que forma o jovem teve contato com o vírus.

A secretaria não tem informações de que o jovem teria viajado para algum local que já tem casos confirmados.