Os servidores estaduais da Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba) vão aderir à paralisação com manifestação dos servidores públicos do Estado contra o desmonte dos serviços públicos e pelo reajuste linear. A concentração ocorrerá na Praça da Piedade, às 9h. A intenção é chamar a atenção da população sobre os ataques que os serviços públicos vêm sofrendo nos últimos anos.
O Ato é convocado pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e contará com a participação de diversas categorias. Na oportunidade, as entidades vão prestar serviços à população correlatos às suas atuações profissionais. A Saúde irá realizar aferição de pressão arterial, medição de glicemia, dentre outros.
A Fetrab e os sindicatos filiados não aceitam a postura intransigente do governador Rui Costa que sequer chamou as entidades para negociar. Muitos servidores já se encontram com salário base abaixo do mínimo. A situação dos servidores da Saúde é ainda mais dramática, pois a categoria vem acumulando perdas de direitos, através de medidas perversas praticadas pelo governo do estado nos últimos dois anos.
Os servidores amargam perdas de mais de 18% em três anos, sendo 10,67% somente em 2015 e o restante resultado da política de parcelamento do IPCA em 2013 e 2014. O governo alega que não possui recursos, mas vem praticando um ajuste fiscal que penaliza somente o funcionalismo público, com as mudanças praticadas no Planserv e o corte de diárias e gratificações. Os servidores já declararam que não vão abrir mão do reajuste salarial 2016. As entidades não vão aceitar mais esta medida desrespeitosa e perversa promovida pelo gestor estadual, que vem retirando direitos e confiscando o salário dos trabalhadores.
(Assessoria de Imprensa – Sindsaúde-BA)