Os servidores da educação municipal de Campo Formoso, no norte da Bahia, entraram em greve por tempo indeterminado após assembleia realizada na segunda-feira (24). De acordo com informações do Sindicato dos Servidores em Educação (SISE), a categoria reivindica reajuste salarial de 7,64% para professores e de 6,47% para o restante dos trabalhadores.
Conforme o SISE, com a greve, as aulas estão suspensas na maioria das escolas. Ainda segundo a entidade, apenas uma parte das cerca de 139 escolas da rede municiapal está em operação parcial, pois não há funcionários suficientes em atividade.
Em nota, a prefeitura de Campo Formoso informou que não pode oferecer o reajuste salarial pedido pelos servidores por falta de recursos. Conforme a prefeitura, nos últimos 5 anos as despesas em educação na cidade foram maiores que as receitas, o que inviabiliza o aumento.
Ainda em nota, a prefitura disse que atualmente usa 80% do valor passado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com pagamento de salários de servidores da educação.
Reprodução/G1