Um ato programado para a próxima segunda-feira (8), às 9:30hs, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, marcará a transmissão da titularidade da Sepromi à sua nova titular, Fabya Reis, que assume agora a pasta, antes ocupada por Vera Lúcia Barbosa. O evento reunirá a equipe da secretaria e órgãos vinculados, autoridades, além de representantes do movimento negro, de entidades da sociedade civil, segmentos religiosos, artistas, dos povos e comunidades tradicionais, dentre outros.
Fabya Reis tem 43 anos, é natural de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, e ocupava a chefia de Gabinete da Sepromi. No mesmo órgão ainda foi coordenadora executiva de Políticas para Comunidades Tradicionais (CPCT). Anteriormente passou pela secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), quando trabalhava em parceria com Vera Lúcia Barbosa, titular à época.
A nova gestora, anunciada pelo governador Rui Costa, destacou que compreende a tarefa como um dos maiores desafios que assume na vida pública. “A nossa atuação nos organismos governamentais voltados à promoção da igualdade racial só faz sentido se conseguirmos pautar, dialogar e articular ações com o conjunto das demais instituições do poder público, fazendo acontecer a intersetorialidade das políticas públicas para uma população historicamente excluída e invisibilizada nestes espaços. Da mesma forma vamos manter o ritmo de parceria e relação estreita com o movimento social negro e de mulheres negras. A luta pelo fim do racismo e em defesa da liberdade religiosa continuará sendo nossa agenda prioritária”, destacou.
Perfil – Filha de Maria do Carmo Batista dos Reis e José Pedro dos Santos Filho, a nova secretária Fabya Reis iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atuou, durante 13 anos, na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais.
No cenário acadêmico possui larga experiência. Graduou-se em administração, focando nas dinâmicas do terceiro setor. Em 2008 concluiu seu mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição de ensino tornou-se Doutora em Ciências Sociais, no ano de 2012, além de pós-doutora em 2014.
Na gestão pública, além da Sepromi e SPM, passou pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), entre 2010 e 2012. No novo posto assume o desafio de trabalhar para consolidar direitos dos indivíduos e grupos étnicos tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento à discriminação racial e à intolerância religiosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SEPROMI