A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) informou, neste sábado (30), que enviou, na sexta-feira (29) os dados dos taxistas permissionários ao Ministério do Trabalho e Previdência.
As duas primeiras parcelas do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (BEm-Taxista) serão pagas em 16 de agosto, anunciou o governo federal, com valor previsto é de R$ 1 mil por parcela. A previsão é que o pagamento das seis parcelas do auxílio aos taxistas de todo o país seja realizado até dezembro.
Uma segunda data de pagamento das duas primeiras parcelas foi determinada para o dia 30 de agosto, onde quem vai receber são os taxistas das cidades cujas prefeituras eventualmente perderem o primeiro prazo para enviar os dados dos trabalhadores ao governo. Ainda não há previsão de como o pagamento será feito.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, terão direito ao benefício os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para prestação do serviço com cadastro nas prefeituras ou Distrito Federal em vigor no dia 31 de maio de 2022.
O Ministério informou que solicitou às prefeituras no dia 21 de julho os dados dos taxistas cadastrados.Os prefeitos poderão enviar as informações dos cadastros dos motoristas entre 25 e 31 de julho ao site do ministério. Mas, segundo o governo, o sistema será aberto novamente no período de 5 a 15 de agosto às prefeituras que não conseguirem atender o primeiro prazo. A data limite para envio dos cadastros será 11 de setembro.