Bahia

Semana do Meio Ambiente leva atividades a vários pontos de Salvador

As atividades serão promovidas em vários pontos da cidade, como Periperi, Bonfim, Itaigara, Stella Maris, Escolab Subúrbio 360, Espaço Colabore e parques da Cidade, São Bartolomeu e Pedra de Xangô

Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Salvador realiza, até dia 11 de junho, diversas ações em alusão à Semana do Meio Ambiente. As atividades serão promovidas em vários pontos da cidade, como Periperi, Bonfim, Itaigara, Stella Maris, Escolab Subúrbio 360, Espaço Colabore e parques da Cidade, São Bartolomeu e Pedra de Xangô. 

“Iremos promover uma série de ações intersetoriais com o intuito de fortalecer e fomentar uma cultura sustentável em nossa cidade. Também será um momento de debates e discussões em torno de temas voltados principalmente para implantação de negócios de impacto socioambientais, que ajudarão ao crescimento econômico da nossa capital de forma sustentável com incentivo do uso de energias limpas e renováveis”, explicou a titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. 

Um veículo da Caravana da Mata Atlântica percorrerá bairros de Salvador para distribuir cerca de 500 mudas de plantas nativas. A estratégia acontecerá nesta quarta (1º), no Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras; na quinta (2), na Praça da Revolução, em Periperi; e na sexta (3), na Praça do Bonfim, na Cidade Baixa. 

Já no sábado (4), a iniciativa ocorrerá no Parque da Cidade, no Itaigara; e no domingo (5), no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio. 

Debates

A Semana do Meio Ambiente também contará com um painel de debates para o crescimento econômico sustentável da cidade. Nesta quinta (2), estudantes, pesquisadores, acadêmicos, empresários, gestores públicos e startups discutirão iniciativas para o fomento do desenvolvimento sustentável da capital baiana no Espaço Colabore, no Parque da Cidade. O evento será transmitido ao vivo pela conta do Instagram da Secis e também terá um estande para distribuição gratuita de mudas. 

Já no dia 7, no terraço da sede da Secis, no bairro do Comércio, acontecerá o Laje Talks. O evento reunirá diversos atores da sociedade e pessoas inspiradoras para troca de experiências relacionados à sustentabilidade. O evento será gratuito e os interessados deverão fazer a inscrição prévia nas redes sociais da Secis. 

Com o apoio do Projeto Tamar, no próximo sábado (4), das 8h às 10h, moradores, estudantes, comerciantes e empresários de Stella Maris participarão de um bate-papo sobre os cuidados ambientais. A iniciativa visa fortalecer a adoção de medidas simples para diminuir os efeitos das ameaças sobre o ciclo de vidas das tartarugas marinhas. 

Praia Limpa

A Semana do Meio Ambiente também será marcada por mais uma edição da Praia Massa é Praia Limpa. A iniciativa ocorrerá na Praia de Boa Viagem, na Cidade Baixa, no dia 11, entre 8h às 12h, reunindo voluntários e servidores da Prefeitura para uma ação de limpeza na faixa de areia e no mar. 

Escolab

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Secis, organizou uma programação especial com apresentações artísticas, oficinas e o lançamento da 4ª edição da revista Turminha Sustentável. O evento acontecerá na Escolab Subúrbio 360, em Coutos, na próxima segunda (6), nos turnos matutino, das 9h às 11h, e vespertino, das 13h30 às 16h.   

Exposição

Até a sexta-feira (3), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com o artista plástico Gilson Cardoso, exibirá exposição de móveis recicláveis no térreo do edifício do Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA), situado na Praça de Serviços, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A exposição faz parte da Feira de Sustentabilidade 2022 em reflexão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), proposta pelo Tribunal da Justiça.

A feira ainda conta com estandes e alguns parceiros, como Instituto de Biotecnologia da Ufba e a Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (Abam), que abordarão sobre práticas de sustentabilidade na sede.

Entre os dias 6 e 10 de junho, a exposição estará no refeitório e foyer do teatro do campus Tancredo Neves da Unifacs. A exposição fará parte da Mostra Pedagógica “100 anos de arte moderna”, que conversa sobre temas de direito, cidadania e sustentabilidade.