A Semana de Erradicação do Trabalho Infantil na Bahia – uma das principais bandeiras da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – será encerrada nesta quinta-feira (11) com ações de sensibilização e conscientização das pessoas que procuram os serviços da Unidade Central do SineBahia, no bairro do Iguatemi, em Salvador.
Em parceria com o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (Fetipa), a Setre conduz a iniciativa da Agenda Bahia do Trabalho Decente de esclarecer as pessoas sobre os inúmeros riscos a que se expõem as crianças inseridas precocemente no trabalho, “principalmente as consequências nocivas que provocam na vida adulta da pessoa”, explica o secretário Álvaro Gomes.
O ato acontece no SineBahia, a partir das 8h30, e terá apresentação da peça ‘Maria e Zuleide’, que trata da mesma temática, encenada pelo Grupo Teatral Trabalho Decente, formado por servidores da Setre, e do Coral Canto de Todo Lugar, sob a regência do maestro Magno Aguiar, e composto por servidores também da Secretarias de Justiça.
No segundo semestre deste ano, a Setre vai promover, em parceria com outras instituições, a Caravana Estadual do Trabalho Infantil, levando de maneira itinerante as ações de conscientização ao interior do estado. Nesta ação, para marcar a luta pela erradicação do trabalho infantil, a simbologia do movimento é o Catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja).
Compromisso
Em 2015, o Brasil encerra um compromisso mundial para erradicar as piores formas de trabalho infantil no País. Até 2020, o acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é de erradicar essa prática em todas as suas formas. Seguindo esse compromisso mundial, é que reitera a importância do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) como marco internacional de chamamento para a reflexão sobre o trabalho infantil.
“Temos que lutar para afastar a criança do trabalho assegurando-lhe meios de acesso ao lazer, ao aprendizado de qualidade e à infância plena e feliz", afirma Álvaro Gomes. Segundo ele, nesta semana, foram visitados estabelecimentos educacionais de Salvador "para levar informações às pessoas, orientando-as e esclarecendo dúvidas sobre este problema, que faz parte de um dos eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente".